15/08/2015

Os 10 livros que todos devemos ler

Ora muito bom dia! Na publicação de hoje, decidi focar-me na literatura… Admito, sou muito esquisita quanto ao que leio: ou me cativa muito e fico horas a fio a ler, ou esquece. Sei que nem toda a gente aprecia ler, alguns acham aborrecido, outros acham demasiado complexo, mas todas estas opiniões podem ser corrigidas com uma boa obra! Para além disso, poderemos precisar dos sábios conselhos que um bom livro oferece e não há nada melhor, para um estudante, do que uma vasta cultura geral. Escolhi alguns livros que recomendo por experiência própria, sintam-se à vontade para os ler (ou não, nem todos gostamos do mesmo).

 

Saga Harry Potter, de J. K. Rowling

Quem não conhece o famoso Harry Potter? Este personagem icónico, criado por J. K. Rowling, que por acaso deu aulas em Portugal, encanta miúdos e graúdos. Um conjunto de sete livros de fácil, mas apetecível leitura, que todos os estudantes (principalmente os de 3º ciclo) devem ler! Se não me engano, alguns constam do Plano Nacional de Leitura, o que torna esta agradável leitura numa ferramenta útil no que toca a apresentações orais do ensino básico! Cheio de aventuras, este conjunto de livros ensina valores como a amizade e a coragem. Sem dúvida, umas das minhas escolhas favoritas!

Saga Percy Jackson, de Rick Riordan

Outra grande série literária… Sem dúvida alguma, são livros com uma grande dose de aventura e algumas semelhanças, em termos de estrutura, com a saga Harry Potter, apesar de tratarem assuntos completamente diferentes (Harry Potter foca-se na feitiçaria e do percurso de jovens adolescentes numa escola de bruxaria ao longo de sete anos e Percy Jackson num conjunto de semi-deuses que vão para um acampamento em busca de proteção e, apartir daí, partem em diversas missões). São de leitura fácil, ao nível de qualquer livro de literatura juvenil, baseada na mitologia grega.

O Diabo veste Prada, de Lauren Weisberger

Sou suspeita no que toca a este livro fabuloso! Adoro cada detalhe na escrita tanto d’O Diabo veste Prada quanto d’A Vingança veste Prada, a sequela desta obra. O texto aborda assuntos bastante atuais, tocando em temáticas como o funcionamento do mundo das passerelles e a história das mais famosas marcas de vestuário, maquilhagem e beleza! É de leitura acessível, embora um pouco mais complexa do que as sagas que apresentei acima, mas mesmo assim vale a pena investir nestas duas obras! É ótimo para quem adora moda! É tudo, por agora…

A Vingança veste Prada, de Lauren Weisberger

Miranda Priestly e Andy Sachs reencontram-se na sequela do Diabo veste Prada! Depois de todas as peripécias do livro anterior, esta obra foca-se na vida pós-Miranda de Andy. É bastante interessante ver como de um livro para o outro tudo muda e a escrita fabulosa de Lauren Weisberger deixa qualquer uma (ou qualquer um) viciada no livro! Continua a ser a escolha perfeita para os amantes de alta-costura!

Monte dos Vendavais, de Emily Brontë

Apaixonante… Este clássico da literatura mundial já não é para todos, dado que a complexidade da escrita de uma das irmãs Brontë é o encanto de uns e o desespero de outros. Conta a história de Catherine e de Heathcliff, dois jovens amantes que foram afastados por preconceitos sociais muito presentes na sociedade britânica do século XVIII. Esta obra é também um marco importantíssimo para a história feminina (investiguem sobre isso). É uma história linda e complexa, com momentos de agonia e de euforia, ideal para os mais românticos!

Recados da Mãe, de Maria Teresa Maia Gonzalez

Foi o primeiro grande livro que li. Com apenas nove anos, achei esta história extremamente tocante. A obra aborda a história de duas meninas, filhas de pais separados, cuja mãe acabara de falecer. Todas as experiências da vida após a morte da mãe destas duas crianças são contadas com uma extraordinária mestria e o final é surpreendente. Recomendo não só pela beleza do enredo, quanto pela reflexão a que a sua leitura nos obriga. Também consta do Plano Nacional de Leitura para o 3º ciclo.

 

O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald

Outro gigante da literatura mundial! A história, passada em Nova Iorque nos loucos anos 20, critica a sociedade de excessos do pós-guerra americana, marcada pelo famoso «sonho americano». Outra obra do Plano Nacional de Leitura, mas para o ensino secundário. Para quem aprecia história e gosta de refletir sobre comportamentos humanos, este é um dos melhores livros que conheço!

A Cidade e as Serras, de Eça de Queiroz

Outro clássico da literatura, com um toque bem português! Sei que muitos, principalmente os alunos do secundário, têm aquela típica ideia de que Eça de Queiroz é o sujeito que passa dois capítulos a descrever uma almofada, bem, as coisas não são bem assim… É um livro bastante interessante, que compara a grande metrópole Londres com o meio rural português, num tamanho bastante reduzido, em comparação à sua infame obra Os Maias. É ideal para os alunos do secundário!

O Príncipe, de Nicolau Maquiavel

Eu e os clássicos… desta vez mais ligados à filosofia. Apesar de ser uma obra bem antiga, os ensinamentos por ela transmitidos permanecem bem vivos. É visto como um dos principais tratados políticos da Humanidade, e é daqui que provém a expressão que muitos utilizámos até agora sem saber porquê: os fins justificam os meios (frase um pouco perigosa, a meu ver). Ótimo livro para cabecinhas pensadoras!

 

A Culpa é das Estrelas, de John Green

Retornando à literatura juvenil, com um dos best-sellers mais falados do momento! A história de dois adolescentes com cancro que tentam levar uma vida normal, apesar das limitações da doença. Esta emocionante e entusiasmante história ganhou recentemente uma adaptação ao cinema, depois do grande apoio que os fãs da obra manifestaram para com a obra. É ideal para quem procura uma leitura mais fácil, mas não menos enriquecedora.

Okay, foram mais do que dez livros, mas o que conta é a intenção! Caso procurem mais sugestões, recomendo-vos um marcador (muito giro), que se pode ou podia (lá sei) comprar na FNAC. É um pouco caro, mas contém uma preciosa lista de cinquenta livros que todos devemos ler antes de morrer.

2 responses to “Os 10 livros que todos devemos ler”

  1. Já li a saga do Harry Potter e A Culpa é das Estrelas e quero muito ler o Monte dos Vendavais!

    http://imthefifthelement.blogspot.pt/

  2. Inês Elias says:

    Eu adorei o livro Monte dos Vendavais, é simplesmente perfeito! Visitei o teu blogue 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Don't miss a thing!

Hi! I'm Inês, a near Lisbon based brunette, currently starting a Law degree. If you want to get exclusive unpublished articles (such as my lasagna recipe), a lot of freebies and a monthly update on what's going on in here, don't forget to sign up to our newsletter.