06/09/2015

Regresso às aulas: As 5 normas de estudo que fazem milagres

Estamos cada vez mais perto de regressar às aulas… Dentro de duas semanas, já estou de regresso à rotina! Como sou vossa amiga, decidi deixar-vos o meu método milagroso (só que não). Lembrem-se que aquilo que resulta comigo, pode não resultar convosco, então, nunca deixem de procurar o vosso melhor plano.

O caminho para as boas notas começa nas aulas

Pois é, não vale a pena irem para as aulas brincar e esperarem que o estudo em casa ou nas explicações, ou seja lá onde for, faça milagres! Simplesmente, não vai fazer. As aulas têm de ser levadas a sério, por mais aborrecidas que sejam. Não se distraiam, eu sei que é complicado, mas mantenham o foco na matéria que está a ser abordada e não nas fofoquices do vizinho do lado. Também não deixem que os vossos problemas pessoais entrem na sala de aula ou sairão muito prejudicados!

Acordar bem ajuda

Começar o dia da melhor maneira é meio caminho andado para o sucesso na escola. Dormir o suficiente e não em demasia, tomar um bom pequeno almoço e uma relaxante rotina matinal ajudam. Adormeçam num ambiente com o mínimo de luminosidade não natural possível e num quarto arrumado e limpo, onde se sintam bem fisicamente. Não se esqueçam de desligar tudo o que vos possa despertar. Também devem deixar as vossas preocupações do dia-a-dia em suspenso, enquanto tentam dormir para que possam ter uma noite descansada e revigorante.

Tirar apontamentos é essencial

Não basta estudarem pelos livros, os professores dão contributos muito valiosos que, provavelmente, usarão para testar a atenção dos seus alunos. Quando estudarem em casa, vão verificar que aprenderam muito mais e que terão uma margem de conhecimento bastante maior.

Estudar num espaço organizado e harmonioso

Se estudarem numa secretária livre de distrações, onde tudo aquilo que precisam está ali à mão, estão no local perfeito para um bom estudo fora da sala de aula. Evitem estudar em locais muito barulhentos, com luzes demasiado intensas (ou demasiado fracas) e com odores incomodativos. Este passo é essencial para que consigam manter a concentração durante o estudo e para que a vossa capacidade de memorizar aumente substancialmente.

Ter um bom suporte escrito para estudar

Para mim e muitos outros, o melhor método de estudo é resumir a matéria. Eu costumo separar cada tópico e foco-me apenas nos seus aspetos mais importantes. Assim, evito perder-me entre as palavras dos livros e memorizo a matéria muito mais facilmente. Sublinhar os assuntos sobre os quais os vossos professores se debruçam com mais pormenor nas aulas também é muito importante, porque os professores tendem a personalizar os testes de acordo com aquilo que mais lhes interessa que vocês saibam. Os professores costumam dar dicas dissimuladas sobre aquilo que colocarão no teste, durante as aulas.

That’s all, espero que vos tenha ajudado a terem um ano letivo maravilhoso, repleto de sucesso académico, como uma professora minha costuma dizer… Já sabem, há mais publicações sobre este tema nos próximos sábados.

 

6 responses to “Regresso às aulas: As 5 normas de estudo que fazem milagres”

  1. Muito boas dicas!
    Já uso quase todas mas este ano vou ter de começar a tirar mais apontamentos e usar marcadores vai ajudar bastante. E também tenho de me concentrar mais nas aulas xD
    Beijinho*
    Polyrhythm

  2. maria mestre says:

    Gostei bastante das tuas dicas, para dizer a verdade já as uso a todas e comigo também resultam na perfeição. Atenção nas aulas é fundamental para um bom estudo em casa, é impossivel estudar em casa sem saber o que se falou nas aulas, o chamado "estudar em casa" não faz milagres e maior parte das vezes não resulta com quem nem sequer numa sala de aula consegue estar com atenção.
    Também acho que os apontamentos e resumos que fazemos para estar devam ser feitos com várias cores, eu uso montes de canetas coloridas – uma cor por matéria – e isso torna o estudo menos cansativo e sempre posso ir brincando com as cores.
    Beijinho.
    http://mariacrescida.blogspot.pt/

  3. Adorei as dicas! Se puderes passa no meu blog (sou nova aqui). Beijinhos!

    Morning Knot

  4. Inês Elias says:

    Força! Os marcadores salvaram-me o estudo 😉

  5. Inês Elias says:

    Uso cores pelas mesmas razões. Visitei o teu blogue 😉

  6. Inês Elias says:

    Ainda bem! Não dá para aceder ao teu blogue :/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Don't miss a thing!

Hi! I'm Inês, a near Lisbon based brunette, currently starting a Law degree. If you want to get exclusive unpublished articles (such as my lasagna recipe), a lot of freebies and a monthly update on what's going on in here, don't forget to sign up to our newsletter.