03/10/2015

5 atividades que enriquecerão o teu currículo

Embora muitos considerem cedo para pensar no nosso futuro profissional, é importante ganhar uns pontos de avanço no que toca a candidaturas de emprego logo na adolescência. Hoje em dia, as entidades empregadoras procuram pessoas ativas que tenham uma história, para além da escola. Para vos ajudar a construir essa história, trouxe-vos um conjunto de atividades que vão contar na altura em que procurarem o vosso primeiro emprego.

Praticar desportos coletivos

Quem nos dá emprego procura um bom trabalhador de equipa. Não basta na entrevista irem com a conversa do adoro trabalhar em grupo sem o comprovarem, para isso, devem procurar um desporto coletivo que gostem e queiram praticar. Para além de contribuírem para o vosso bem estar e saúde, tornam-se na escolha óbvia do empregador. Os desportos coletivos são também um indicador de que os vossos possíveis chefinhos estão perante uma pessoa competitiva.

 

Participar em clubes escolares

A maioria das escolas disponibiliza clubes escolares, relacionados com disciplinas do próprio ensino ou com outras variantes. Devem escolher um que gostem (desde que não vos faça muita diferença no horário) e participar ativamente nas suas reuniões, já que isso mostra que tens interesses próprios.

 

Línguas estrangeiras

Deves investir em segundas línguas, visto que são valorizados os fluentes em idiomas estrangeiros, cada vez mais úteis não só em multinacionais, como em pequenas empresas em expansão. Se almejas uma carreira internacional, escuso de dizer que este é um fator essencial.

 

Voluntariado

Acho que nem deveria ser necessário mencionar que os trabalhos voluntários são utéis no currículo, porque são essencialmente atos de generosidade. O voluntariado demonstra o lado altruísta em ti, muito apreciado pelos chefes que procuram sempre um exemplo de cidadão a seguir e não só um excelente profissional. Ajudar em campanhas, como o Banco Alimentar, ou em outras iniciativas sem fins lucrativos também te colocará no topo das preferências do chefe.

Atividades que incentivem à liderança

Um bom líder é, muitas vezes, um profissional cobiçado. Saber relacionar-se com o chefe e com os colegas é essencial, para que a entidade empregadora confie em ti. Mais importante ainda, é saber orientar a equipa e, assim, não hesitem em promover-te ou passar-te para a frente de batalha. Um exemplo destas atividades é o escotismo (ou o escutismo, no caso de seres católico), devo dizer que é uma das maiores escolas de vida que conheço (falo por experiência própria).
É possível construírem o vosso futuro, enquanto se divertem e aprendem algo de útil! A vida começa agora, não começa quando procurares emprego pela primeira vez e não tiveres trunfos com que te defender da concorrência. Como prometido, vou deixar alguns temas agendados para não se sentirem sozinhos durante a semana.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Don't miss a thing!

Hi! I'm Inês, a near Lisbon based brunette, currently starting a Law degree. If you want to get exclusive unpublished articles (such as my lasagna recipe), a lot of freebies and a monthly update on what's going on in here, don't forget to sign up to our newsletter.