15/04/2016

Testes: sob pressão

Não tarda começará a tão temida época de testes e avaliações… Como eu sou uma querida (ou não), vou-vos dizer como a supero. Aviso-vos desde já que este meu método poderá não resultar convosco, o ideal é que cada um encontre o seu método de estudo ideal. É muito importante que se sintam bem a estudar (se não se sentirem mal, já é um progresso) para que, na altura do teste, a coisa vos corra bem.

Apanhem as bases da matéria nas aulas

Se compreenderem a base da matéria logo desde o princípio, não terão de estudar tanto para a interiorizar. Eu sei que pode custar ficar calado e atento durante noventa minutos, mas quem escolhe são vocês: noventa minutos de atenção ou o vosso futuro? Pode ser que descubram uma nova paixão no decorrer da aula e que acabem por se interessar mais pela matéria…

Façam os trabalhos de casa

Sabem aquela conversa dos professores? Aquela do «estudem uma vez por dia»? Tretas, tudo tretas. Não precisam de estudar uma vez por dia se prestarem atenção e compreenderem a matéria, apenas precisam de fazer os trabalhos de casa que vos pedem. Pode ser muito aborrecido, também sou conhecedora disso, mas vai vos reduzir muito tempo de estudo, acreditem.

Estudem semanalmente

Não precisam de estudar todos os dias, mas têm de estudar na mesma. Resumam a matéria da semana (de todas as disciplinas) durante a manhã de sábado, por exemplo. Terão o resto do dia para se divertirem e, quando chegar à altura do aperto, sentir-se-ão muito mais confortáveis e confiantes.

Façam um plano de estudos

Quando se apercebem de que, na semana que vem, estão cheios de testes, organizem os dias em função do que têm de estudar e das vossas necessidades. Para mim, chega-me estudar de véspera (depois de seguir todos os passos acima, claro) para conseguir um bom resultado. Quando vejo que o volume de matéria é demasiado grande, reparto o estudo em dois dias.

Estudem a sério

A altura de estudar é um momento sagrado. Desliguem os telemóveis e tudo o que vos distraia, estudem num local confortável (mas não demasiado confortável ao ponto de quererem dormir lá) com boa luz e tudo o que necessitam à mão. Estudo melhor com música ligada, mas isso sou eu, se não se conseguirem concentrar não insistam.
 

Não estudem no dia do teste

Pelo amor de Deus, não há nada pior do que estudar no dia do teste. Em primeiro lugar, correm o risco de vos dar uma branca, o que não é nada bom (como devem calcular). Depois, pode causar alguma insegurança e provocar ansiedade, o que também não é nada bom.

Controlem os nervos e confiem em vocês

Chegou a hora! Nada de pânicos, vai correr tudo bem. Cumpriram todos os passos acima, não cumpriram? Então de certeza que vão ter os resultados que pretendem. Não deixem que a ansiedade tome conta do vosso cérebro, arrasem pessoas! (Houve um dia em que eu não estudei rigorosamente nada e fui para o teste a pensar «tu sabes isto, é fácil, bora» e consegui a minha melhor nota à disciplina até agora)

8 responses to “Testes: sob pressão”

  1. Open Kloset says:

    Ola Querida:)
    Tudo Bem?
    Adorooo 🙂
    Bjs Open Kloset
    Novo Post: http://www.openklosetfashion.blogspot.pt
    Instagram:@openklosetfashion

  2. Adorei o post, super válido pra quem tá na.loucura do final da faculdade kkk. Amei o layout também, super charmoso *-*

  3. Minnie Me says:

    Eu cá também era assim… Tudo sob pressão e à última da hora 😛
    Beijinho e boa sorte 🙂

  4. Inês Elias says:

    À última da hora dá sempre aquela adrenalina! Obrigada 🙂

  5. Inês Elias says:

    Quero que seja válido para todos! Own, obrigada, fui eu que fiz 🙂

  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

  7. Ana Costa says:

    Obrigada pelas dicas, com o blog e o canal tornasse esgotante conciliar tudo com o estudo, mas com esforço tudo se arranja. Beijinhos
    Tipicamente Adolescente
    YT canal: youtube.com/TipicamenteAdolescente

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Don't miss a thing!

Hi! I'm Inês, a near Lisbon based brunette, currently starting a Law degree. If you want to get exclusive unpublished articles (such as my lasagna recipe), a lot of freebies and a monthly update on what's going on in here, don't forget to sign up to our newsletter.