13/05/2016

Escola, stress e outras maravilhas

Estão a ver aqueles gráficos com uma linha sempre a subir? Na matemática, isso tem um nome, mas eu já não o sei. Pronto, então, imaginem um desses com duas linhas sobrepostas: uma representa a complexidade da tua vida e outra o teu nível de stress. É uma coisa muito gira, quanto mais desenvolves a tua vida, mais stress tens, excepto quando estás de férias (aí os teus níveis são iguais ao de uma criança de três anos).

Para dizer a verdade, nunca contactei com o stress até chegar ao secundário. Censurado! Esta censurado mudou completamente! Antes, nada contava, aprendias e tal, mas não te tinhas de preocupar com quase nada (a não ser com a passagem de ano), agora, cum caraças, a censurado ficou séria. Como acabar com o stress? Olha, sei lá! Algumas coisas ajudam, mas acho que é impossível terminar com ele definitivamente.
O ensino precisa de mudar: demasiada carga horária, avaliações enfadonhas, métodos antiquados, entre outras coisas que não ajudam! Nós, jovens, precisamos de um incentivo, precisamos de dinâmica, de originalidade, não das aulas teóricas comuns, nem dos testes que só avaliam a nossa capacidade de memorizar. O método é demasiado pesado, o que não ajuda jovem algum a desanuviar e a construir a sua vida, sem ser unicamente à base de escola, escola, escola, toma mais escola.
Pois, porque não vivemos só da escola, não é verdade? E não é só a escola que nos causa stress! A vida social causa stress, a rotina causa stress, meu Deus, tanto stress! Eu sei que, a partir de agora, isto só vai piorar, mas pode ser que me habitue… Digam que me vou habituar! Muita força para quem ainda se está a ajustar a esta nova etapa da vida, muita força companheiros… E já agora, tentem o método do tapping, quando estiverem à beira de um colapso nervoso, aquilo ajuda.

3 responses to “Escola, stress e outras maravilhas”

  1. Inês Elias says:

    Tudo bem, obrigada.
    E consigo? 😉

  2. Inês Elias says:

    Este comentário foi removido pelo autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Don't miss a thing!

Hi! I'm Inês, a near Lisbon based brunette, currently starting a Law degree. If you want to get exclusive unpublished articles (such as my lasagna recipe), a lot of freebies and a monthly update on what's going on in here, don't forget to sign up to our newsletter.