22/07/2016

Música: a grande aliada da concentração

Todos temos o nosso método de estudo. Quem ainda não o tem, precisa de o encontrar! Uns preferem estudar na solidão dos seus quartos, outros preferem estudar em grandes grupos, mas também há aqueles que estudam com música (como eu).

Está cientificamente comprovado que a música melhora a capacidade de concentração, desde que seja ouvida com moderação. Mas o que é isto da moderação? Bem, não é para estarem a estudar no meio de um concerto de metálica…
Primeiramente, escolham o volume que mais se adequa a vocês próprios: baixo ou médio. Nunca ouçam música aos altos berros (como se costuma dizer). Porquê? Para além de vos danificar os ouvidos, vai provocar o efeito contrário ao desejado.
Depois, é hora de escolher o género de música que vos vai ajudar! Se vocês estão muito agitados e com muitas coisas na cabeça, optem por músicas mais calmas (vejam lá, não escolham músicas para dormir). Se chegaram cansados e precisam de um incentivo extra (isto é o que me acontece com mais frequência), coloquem ritmos mais mexidos e entusiasmantes.
Pessoalmente, tenho tido resultados muito mais positivos desde que estudo assim. Para além disso, já não me aborreço a estudar. Acabaram-se os dias de estudo a pensar no número de páginas que faltam resumir, porque só queremos desfrutar do som sem ligar às horas. O tédio acabou! Mas atenção! É preciso uma certa maturidade para reconhecer os limites deste método de estudo: não descurem a vossa tarefa principal (estudar), nem se ponham para lá a mudar de música e quês. O objetivo é que a música vos ajude a concentrar, não que vos distraia. Para evitarem estar sempre a mexer no aparelho que vos fornece esta dádiva de Deus, metam-no bem longe do vosso alcance. Não vale ir lá buscá-lo!

2 responses to “Música: a grande aliada da concentração”

  1. Anónimo says:

    Nunca experimentei estudar com música, distraio-me muito facilmente! Mas no início do próximo ano letivo irei experimentar novamente, só para ver no que dá.
    Obrigada pelos conselhos 🙂

  2. Inês Elias says:

    Pode ser que resulte contigo, mas se te distrais, tens mesmo de ter cuidado com o volume!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Don't miss a thing!

Hi! I'm Inês, a near Lisbon based brunette, currently starting a Law degree. If you want to get exclusive unpublished articles (such as my lasagna recipe), a lot of freebies and a monthly update on what's going on in here, don't forget to sign up to our newsletter.