06/08/2016

Jovens portugueses nas Olimpíadas

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos 2016 está a decorrer neste preciso momento. Num país profundamente marcado pela nossa presença, são várias as jovens promessas que procuram provar o esplendor de Portugal. Depois de uma vitória gloriosa da Seleção Portuguesa de Futebol no EURO 2016, será também este, ano de glória olímpica?

Filipa Martins

Esta ginasta portista tem vindo a arrecadar títulos e a conquistar uma posição de louvor naquilo que é o mundo da ginástica artística. No meio de gigantes como Gabby Douglas (USA), Simone Biles (USA) ou até mesmo Aliya Mustafina (RUS), Filipa é o grande trunfo português na modalidade.

Bruno Varela

O guardião da baliza portuguesa, formado no Seixal, abdicou do início da época futebolística para representar a equipa das quinas. Atualmente jogador do Vitória Futebol Clube (emblema sadino, não vimaranense), será um dos onze jogadores a lutar pelo ouro.

Nuno Saraiva

O Rio de Janeiro hospeda as primeiras Olimpíadas em que o judoca do Sport Lisboa e Benfica participa. Apesar dos seus vinte e dois anos, já arrecadou quatro medalhas em diversas provas da modalidade. Embora não tão aclamado pelo público, o jovem atleta procurará o reconhecimento conferido a ícones, como Telma Monteiro.

Sérgio Oliveira

Este não é um nome desconhecido, entre os adeptos de futebol. Apesar de estar acima do limite dos vinte e três anos (são permitidos apenas três atletas, por equipa, desta faixa etária), não deixa de ser um dos grandes craques da equipa olímpica de futebol. Joga atualmente no Futebol Clube do Porto.

Vânia Neves

Esta nadadora de águas abertas foi a única portuguesa a conseguir garantir lugar na prova. Atleta do Fluvial Portuense, é a esperança lusa nesta prova de natação.

Victoria Kaminskaya

Nasceu na Rússia, é verdade, mas há catorze anos que vive em Portugal. Portanto, é nossa. Foi a terceira nadadora a conquistar os mínimos para participar no evento desportivo com maior relevo a nível mundial.
Como é óbvio, há muitos mais portugueses em prova. O comité olímpico português tem cerca de uma centena de atletas, onde, para além destes nomes, constam Nélson Évora, Ana Rente (que conjugou o curso de Medicina com o desporto de alto rendimento), Dulce Félix, a dupla Fernando Pimenta e Emanuel Silva, Patrícia Mamona, entre muitos outros. Todos estes desportistas são exemplos de superação, de ambição, de esforço… Exemplos que se devem ter em conta, sempre que a vontade de desistir parece mais forte.

One response to “Jovens portugueses nas Olimpíadas”

  1. Marli Neves says:

    Em todos os Jogos Olímpicos temos tido imensos atletas de destaque, mas este ano estamos cheios de trunfos. Venham as conquistas!

    Marli, do My Own Anatomy ✫

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Don't miss a thing!

Hi! I'm Inês, a near Lisbon based brunette, currently starting a Law degree. If you want to get exclusive unpublished articles (such as my lasagna recipe), a lot of freebies and a monthly update on what's going on in here, don't forget to sign up to our newsletter.