12/08/2016

Regresso às aulas: o derradeiro guia

Falta pouco mais (ou menos) de um mês para a desejada reentré. Este é, provavelmente, o momento mais emocionante de todo o ano que está prestes a começar. Sim, porque daqui a um mês e meio já estamos todos a riscar dias do calendário, esperando que, assim, as férias cheguem mais depressa. Não vão chegar, lamento. Antes daquela primeira aula, daquele primeiro vislumbre das novas caras, há que conjugar a praia com a preparação desse momento. Mas, por onde começar? Nem sempre encontramos uma resposta que se afirme por si só, por isso, vamos lá tentar elaborá-la.

Primeiro passo: os manuais escolares

Os manuais escolares são fulcrais, no que toca à aprendizagem. Podemos estar muito atentos às
especificidades abordadas pelos professores, mas as bases estão aqui. Qualquer programa aprovado a nível nacional estará nestes livros. Hoje em dia, face às dificuldades por que vivem os portugueses, encontram-se facilmente em bancos de troca de manuais. Também podem requisitar os manuais escolares que vos pedem nas vossas próprias escolas. Não é por falta de dinheiro que vão ficar sem manuais. Para quem está mais desafogado e suporta o preço dos manuais (no secundário, cerca de duzentos euros), recomendo que os encomendem. Onde podem fazê-lo? Costumo recorrer ao Jumbo (por ser bem pertinho da minha casa) e à Wook (a única que vende o meu livro de alemão). No entanto, o Continente e a Fnac também oferece este serviço. O truque, nestes casos, é escolher a superfície que oferece mais descontos.

Quando os tiverem em mão, recomendo que os plastifiquem. Porquê? Vão usá-los durante muito tempo e, passado algum, o material vai começar a degradar-se. Olhem, estimem bem os vossos manuais. Não só porque serão os vossos maiores aliados, mas também porque poderão obter parte do seu valor se os venderem no final do ano letivo (não esperem mais anos letivos ou podem ficar fora de circulação, ou seja, sem utilidade). Por fim, coloquem a vossa identificação em cada um deles.

Segundo passo: mudar a rotina

Souberam bastante bem todas aquelas noitadas de verão, aquelas noites em claro, só que já chega. É tempo de ajustarmos o nosso relógio biológico à sua futura rotina. Temos de tentar adormecer mais cedo (e acordar mais cedo), para que o impacto dos primeiros tempos não seja brutal. O ideal também seria  começar a praticar desporto mais ativamente. Faz bem ao cérebro, à alma e impressiona o professor. Uma caminhada diária deve chegar.

 

Terceiro passo: avaliar o que restou

Há que fazer um balanço sobre aquilo que restou e ainda pode ser utilizado. Se a mala ou a mochila ainda estiver em bom estado, aproveitem. Lapiseiras, canetas, borrachas, tudo pode ser aproveitado. Depois de analisarem o que podem e o que não podem usar, façam uma lista do que vos falta. Não se esqueçam de ter em conta algumas coisas que queiram manter no vosso escritório.

Quarto passo: compras

Feita a análise do que falta (ou do que desejam), está na hora de comprar tudo aquilo de que vão precisar (tomem nota no momento da compra: precisar). Aqui podem verificar a minha lista de essenciais, caso não tenham uma ideia fixa do que necessitam. Mais uma vez, comparem os preços e escolham a loja mais adequada ao vosso orçamento e às vossas necessidades. Se forem comprar uma mala ou mochila, verifiquem online as novas coleções. Não se querem arrepender das vossas escolhas!

Quinto passo: últimos preparativos

Arrumem o vosso quarto, façam um feng shui na vossa área de trabalho, sei lá! Gastem as últimas baterias e mentalizem-se de que se aproximam tempos em que a responsabilidade é crucial. Aproveitem para fazerem aquela mudança de visual em que tanto pensaram, para lerem o que se esqueceram de ler (eu ainda não li o que devia ter lido e acho que não vou ler). Basicamente, façam o máximo possível para que se sintam bem e revigorados.

Já agora, lembram-se daqueles escritórios que vos mostrei há uns tempos? Aqueles do Pinterest… Pois bem, os meus pais financiaram-me uma mudança drástica nos meus aposentos. Decidi reproduzir um deles. Ainda estou em fase de pinturas, mas está a ficar lindo. Por isso é que vos escrevo tão tarde, sabem como é, dias de muito trabalho.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Don't miss a thing!

Hi! I'm Inês, a near Lisbon based brunette, currently starting a Law degree. If you want to get exclusive unpublished articles (such as my lasagna recipe), a lot of freebies and a monthly update on what's going on in here, don't forget to sign up to our newsletter.